Weby shortcut
SAFER_Tomateiro

Estimativa de evapotranspiração e coeficiente de cultura do tomateiro industrial utilizando o algoritmo SAFER

Estudo realizado no NUCLIRH foi publicado na revista IRRIGA - Brazilian Journal of Irrigation and Drainage.

O estudo desenvolvido por Deborah Lidya Alves Sales, atualmente professora da Faculdade Metropolitana de Anápolis em parceiria com os professores da Escola de Agronomia da UFG, José Alves Junior, Derblai Casaroli e Adão Wagner pego Evangelista, e o profosser da UniEVANGÉLICA, João Mauricio Fernandes Souza. O objetivo da pesquisa foi estimar a evapotranspiração atual (ETa), e os respectivos coeficientes de cultura de dois híbridos de tomateiro industrial pelo modelo de balanço de energia utilizando o algoritmo SAFER, com comparação com tradicional método micrometeorológico utilizando evapotranspiração de referência (ETo), com os Kcs recomendados pela FAO 56 e EMBRAPA.

O estudo foi realizado na Fazenda cabeceira do Piracanjuba, no município de Silvânia-GO, no período de maio a agosto de 2015. Além disso, foi monitorado o potencial de água na folha e o conteúdo de água no solo pelo balanço hídrico dinâmico local.

Como resultado, observou-se que os valores de Kcs estimados pelo método do SAFER apresentou significante correlação com os métodos FAO 56 e Embrapa (FAO 56, R² = 0,98; Embrapa, R² = 0,95). A ETc estimada pelo método do SAFER apresentou significante correlação com os métodos micrometeorológicos (FAO 56, R2 = 0,97; Embrapa, R2 = 0,97), podendo este ser utilizado para estimativa da ETa na região.

O trabalho na integra pode ser obtido no link a seguir: http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2017v22n3p529-640

Categorias: evapotranspiração manejo de irrigação imagem de satélite Tomate publicações_NUCLIRH